Pages

agosto 15, 2013

SOMBRAS DA NOITE de Tim Burton



Sombras da noite/Darkshadows. Direção de Tim Burton. EUA, 12. 133min. Comédia. Baseado na série de TV. Roteiro de Seth Grahame-Smith. Com  Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Helena Bonham Carter, Eva Green,  Bella Heathcote, Chloe Grace Moretz, Christopher Lee, David Selby, Susanna Cappellaro, Gulliver McGrath. 

Barnabas Collins (Johnny Depp) ainda criança deixa a cidade de Liverpool e levado por seus pais para os EUA, que segundo eles, livraria o filho da maldição que atingiu a família. A cidade é Collinsport e com vinte anos a mais, tem aos seus pés todas as donzelas. Barnabas se envolve com a bruxa Angelique Bouchard (Eva Green) que cria expectativas com o belo rapaz, e logo tem seu coração partido. Revoltada, transforma Barnabas em vampiro, e destruindo o seu romance com Josette (Bella Heathcote). Barnabas tenta impedi-la, mas está hipnotizada e não o escuta, se joga penhasco abaixo. Barnabas torna-se imortal e preso em uma tumba por dois séculos, até então, é despertado segundo ele: “Eu fui despertado por um dragão amarelo com dentes de ferro”, que nada mais era uma retroescavadeira para desapropriação de um terreno para as redes McDonald’s. Confesso que foi uma grande sacada do roteirista Seth Grahame-Smith que remeteu a letra “M” da famosa rede de fast-food, ao personagem “Mefistófeles” do livro intitulado Fausto, do escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe e que na nossa era dos “geração saúde” pode ser considerado sim como um demônio. 
 Em um mundo totalmente diferente dos costumes londrinos do século VXIII, Barnabas acorda no ano de 1972, um ano em que a cultura pop ganhava um grande espaço junto com o lema “paz e amor” de Hippies. O enredo é bem acompanhado com músicas dos anos 70, que vão desde The Carpenters, Barry White e com a participação especial, ao vivo e a cores de Alice Cooper e se tratando de um filme de Burton não poderia faltar uma trilha sonora de Danny Elfman. 
Barnabas foge do estereotipo de vampiros em voga, transformando tudo em cômico. O  Lord inglês se atrapalha tentando se adaptar a década 70 e tentando conquistar a babá do menino David Collins (Gully McGrath), a tímida e estranha Victoria Winters (Bella Heathcote) e segundo Barnabas, é a encarnação de Josette. Meio perdido e não saber como abordar sua amada e pede ajuda à Carolyn (Chloe Grace Moretz) filha rebelde da matriarca Elizabeth (Michelle Pfeiffer), e segundo ele a garota se porta como uma prostituta com seu jeito de se vestir e por suas atitudes um tanto excêntrica.
Uma das cenas cômicas é quando Carolyn está assistindo The Carpenters (Top of the world, é tocada na íntegra) na TV e aterrorizado Barnabas diz: “Mas que bruxaria é essa? Revela-te cantora minúscula!” e cortando todos os fios da televisão. Admito minha ignorância e sempre vi no facebook essa frase “que bruxaria é essa?” não sabia de que se tratava, imagino eu que, a pessoa que adquiriu essa frase em postagens de imagens deve ter sido influenciado pelo filme.
Sombras da noite é um filme lançado em 2012, dirigido por Tim Burton, baseado na série da década 1960, DarkShadows de Dan Curtis e fã confesso da série decidiu reavivar a historia para a nova geração. Na adaptação há uma mistura de gêneros, que vão desde o sombrio à comédia e que, não por menos, foi alvo de critica, mas nada disso faz com que Burton perca sua notoriedade. Em alguns momentos o filme torna-se um pouco monótono e em alguns momentos superficial. Na segunda parte do filme em que Barnabas está nos anos 70, esperava mais daquela comedia pastelão. Os efeitos com a câmera para a parte sombria foram bem utilizados, como o fantasma de lençol do menino David e o espectro de Josette. Ousadia ou não Burton faz mix de gêneros o que não agradou a critica. Sou suspeita a dizer, sou fã do diretor gótico e sempre estarei prestigiando seus filmes, bem vistos pela critica ou não.

0 comentários:

Postar um comentário

Blogroll

Hello There

Aqui você conhecerá um pouco de Janaina M. Jarski. Como uma típica aquariana, amo tudo o que tenha a ver com atualidades, principalmente se o foco for livros, músicas e filmes.

Fiquem a vontade para comentar e dar dicas...
:D





































































































































































































































































































































Quick Notice

Labels

another links

Sample Widget

Labels

Powered By Blogger

Labels

Labels

Mais populares

About me

Minha foto
Blog destinado a sétima arte.