Ontem fui ao cinema assistir a (re)estréia de 'Frankenweenie', uma nova (antiga) animação de Tim Burton. Para quem me conhece sabe o quanto sou fã dele (e não por acaso, inspirador do meu projeto de pesquisa, mestrado).
'Frankenweenie' (1984), foi o primeiro filme para o cinema de Tim Burton (com 25 aninhos), um projeto de animação em stop-motion, que a Disney engavetou, cortando custos, pois o jovem Burton queria ir mais além dos tipicos contos de fadas e lições de moral e boa conduta. Frankenweenie competiria com 'O Pinóquio' e feitos testes com mães, acharam (achismos) ficaram um pouco preocupadas, pois o filme induziria as crianças a brincarem com eletricidade. Agora em 2012, Burton finaliza seu sonho de quando jovem, sua animação em stop-motion, e que em na versão de Frankenweenie de 1984 foram usados personagens reais, sem verbas, o stop-motion ficou para agora.
E o que inspirou Burton para criar Frankenweenie? Depois de rever Frankstein, Burton relembrou de seu cão que tivera na infância e logo, ficou fascinado com o enredo, em trazer a vida pessoas mortas, e assim surgiu Frankenweenie...
O enredo se foca em Victor e seu cão Sparky, que morre atropelado quando vai pegar uma bola na rua...Victor fica em choque com a morte do amigo canino, pois ele era um menino introspectivo e seu unico amigo era Sparky. Numa das aulas de ciências, o professor de Victor explica sobre a eletricidade e com o experimento de um sapo morto. Victor tenta fazer com seu amigo Sparky e dá certo, o cão volta a vida...
Tim Burton (é sem dúvidas) um dos melhores diretores da atualidade, com sua imaginação sem igual, leva o espectador a lugares fantásticos e também desconhecidos que só existem apenas em seu mundo particular.
JANAINA MÉRICE JARSKI




0 comentários:
Postar um comentário