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dezembro 09, 2012

UM OLHAR DO PARAÍSO (Critica atualizada)




Um olhar do Paraíso (The lovely bones, 2009) é uma adaptação cinematográfica do Best-Seller da americana Alice Sebold e que logo, o diretor Peter Jackson, famoso por seus filmes de gênero trash, compra os direitos autorais do livro e recria para o público a mais bela das histórias entre a vida e a morte.
O ano é 1973, a história se passa em Norristown um subúrbio da Filadelphia.

“My name is Salmon, like a fish. First name Susie”, Susie Salmon, assim se inicia a história, narrado em primeira pessoa, pela personagem e a tornando mais comovente ao espectador que será direcionado aos passos da protagonista, sobre sua visão da vida e consequentemente sua morte até finalmente a sua chegada ao paraíso. Susie Salmon (Saoirse Ronan) é uma garota de 14 anos que ama tirar fotos, segundo ela, é uma forma de congelar momentos (os mais diversos) antes que eles se vão. Nos primeiros minutos do filme o espectador não tem a total noção de que Susie está morta até então ser revelado seu assassino. Susie é abordada quando estava voltando da escola por seu vizinho George Harvey (Stanley Tucci), um homem solitário que vive em uma casa verde do outro lado da rua. 
O Sr. Harvey quer lhe mostrar um esconderijo subterrâneo, segundo ele fez para as crianças brincarem. Inocente e curiosa, Susie aceita conhecer o lugar, logo percebe que o homem é um tanto estranho. Ele lhe oferece uma garrafa de coca-cola, mas  diz que precisa ir embora e Mr. Harvey com um olhar frio e assustador diz: - It’s not polite! Be polite!. Susie começa a ficar com medo e foge (Elipse)*. Até então, nós espectadores, respiramos aliviados, Susie fugiu do psicopata. Ela corre até avistar seu pai, Jack Salmon (Mark Wahlberg) na rua e logo grita para ele, mas como num passe de mágica ele desaparece. Até então Susie não tinha certeza do que estava acontecendo e ao chegar em sua casa anda pelo corredor e vai até à uma porta com uma luz muito clara e vê Mr. Harvey numa banheira, coberto de lama e sangue. Ele estava com sua pulseira, a qual estava na pia do banheiro e logo percebe a crueldade que sofrera. Susie foi violentada e morta por Mr. Harvey (Foco dramático)**.
O flashback é um componente muito importante para o desenrolar da historia, e quando o personagem relembra algo que o fará solucionar um fato. E geralmente são cenas em tons de séphias, mostrando ao espectador que é a lembrança do personagem. A maioria dos flashbacks eram revividos por Jack, o pai de Susie que ao rever suas fotos, relembrava das cenas, afim de descobrir quem era o assassino de sua filha.
Outro fator ao ser analisado (e que só percebi assistindo-o pela 2ª vez,  mas para um expert em cinema, acredito que perceberia de imediato) seria a questão da grande sacada de Peter Jackson, que deixa cenas subliminares (se é assim que posso dizer) sobre a presença de Mr. Harvey no shopping enquanto Susie passeava com seus pais e sua avó (Susan Sarandon) e que a câmera flagra ele algumas vezes ao rondando as lojas que Susie se encontra, mas à um primeiro momento (leigos como eu) não se dão conta que o assassino estava ali tão perto.
O desenrolar do filme se passa entre o paraíso e  pequenas visitas de Susie ao mundo real. Um campo que muda de estações de acordo com as emoções de Susie, é uma mistura de cores vivas em um ambiente sobrenatural que faz o espectador viajar junto com Susie até ao paraíso de Peter Jackson.
Definitivamente Mr. Jackson soube repassar para a tela toda a imagem que o livro relata e de forma simples e bonita. Em algumas cenas, confesso que, relembrei de filmes famosos sobre essa temática que fascina a todos que é a vida após a morte e dentre eles não teve como não lembrar de "Ghost - do outro lado da vida" (1990) e " Amor além da vida" (1998), visto que ambos os filmes anteriores foram protagonizados por atores consagrados, Demi Moore e Robin Willians, mas mesmo com a Saoirse Ronan (não sei como se pronuncia...) mostra o quanto o tema “mundo sobrenatural” é tão belo e fascinante.
Linguagem cinematográfica:
*Elipse – Supressão de um ato dramático, o qual será revelado posteriormente. É um corte de cena, não se explicitando o que ocorreu e que por meio de deduções leva o espectador entender o que ocorreu seguido da próxima cena. No filme não é mostrado como Susie foi violentada e faz o espectador acreditar que ela conseguiu fugir mas só depois com os efeitos de luzes percebemos que Susie está morta e nos mostrando  Mr. Harvey na banheira, sujo de lama e sangue.
**Foco dramático – é um ponto ou ação de uma cena a que quer se atrair a atenção do espectador, e podem ser voltados nos seguintes pontos:
a)Personagem falando;
b)personagem se movimentando em um grupo de pessoas;
c)personagem muito iluminado ou com roupas mais claras;
d)personagem ou objetos em foco.
Podemos perceber o foco dramático na cena, quando Susie entra no banheiro onde está Mr. Harvey, além da claridade do ambiente, o rosto do psicopata é colocada em primeiro plano, em close (CL). Para dar mais veracidade no filme Peter Jackson usou muito o foco dramático no filme, e que se podem ver em várias outras cenas.




1 comentários:

Andréa Sabat Seminotti disse...

Muito boa sua crítica, o filme é realmente ótimo!!! ;)

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