Um olhar do Paraíso (The lovely bones, 2009) é uma adaptação cinematográfica do Best-Seller da americana Alice Sebold e que logo, o diretor Peter Jackson, famoso por seus filmes de gênero trash, compra os direitos autorais do livro e recria para o público a mais bela das histórias entre a vida e a morte.
O ano é 1973, a história se passa em Norristown um subúrbio da Filadelphia.
“My name is Salmon, like a fish. First name Susie”,
Susie Salmon, assim se inicia a história, narrado em primeira pessoa, pela personagem e a
tornando mais comovente ao espectador que será direcionado aos passos
da protagonista, sobre sua visão da vida e consequentemente sua morte até
finalmente a sua chegada ao paraíso. Susie Salmon (Saoirse Ronan) é uma garota
de 14 anos que ama tirar fotos, segundo ela, é uma forma de congelar momentos
(os mais diversos) antes que eles se vão. Nos primeiros minutos do filme o
espectador não tem a total noção de que Susie está morta até então ser revelado
seu assassino. Susie é abordada quando estava voltando da escola por seu
vizinho George Harvey (Stanley Tucci), um homem solitário que vive em uma casa
verde do outro lado da rua.
O Sr. Harvey
quer lhe mostrar um esconderijo subterrâneo, segundo ele fez para as crianças
brincarem. Inocente e curiosa, Susie aceita conhecer o lugar, logo percebe que
o homem é um tanto estranho. Ele lhe oferece uma garrafa de coca-cola, mas diz que precisa ir embora e Mr. Harvey com um
olhar frio e assustador diz: - It’s not
polite! Be polite!. Susie começa a ficar com medo e foge (Elipse)*. Até
então, nós espectadores, respiramos aliviados, Susie fugiu do psicopata. Ela
corre até avistar seu pai, Jack Salmon (Mark Wahlberg) na rua e logo grita para
ele, mas como num passe de mágica ele desaparece. Até então Susie não tinha
certeza do que estava acontecendo e ao chegar em sua casa anda pelo corredor e
vai até à uma porta com uma luz muito clara e vê Mr. Harvey numa banheira,
coberto de lama e sangue. Ele estava com sua pulseira, a qual estava na pia do
banheiro e logo percebe a crueldade que sofrera. Susie foi violentada e morta por Mr. Harvey (Foco
dramático)**.
O flashback
é um componente muito importante para o desenrolar da historia, e quando o personagem
relembra algo que o fará solucionar um fato. E geralmente são cenas em tons de
séphias, mostrando ao espectador que é a lembrança do personagem. A maioria dos
flashbacks eram revividos por Jack, o
pai de Susie que ao rever suas fotos, relembrava das cenas, afim de descobrir
quem era o assassino de sua filha.
Outro fator ao ser
analisado (e que só percebi assistindo-o pela 2ª vez, mas para
um expert em cinema, acredito que
perceberia de imediato) seria a questão da grande sacada de Peter Jackson, que deixa cenas
subliminares (se é assim que posso dizer) sobre a presença de Mr. Harvey no shopping enquanto Susie passeava com
seus pais e sua avó (Susan Sarandon) e que a câmera flagra ele algumas vezes ao
rondando as lojas que Susie se encontra, mas à um primeiro momento (leigos como eu)
não se dão conta que o assassino estava ali tão perto.
O desenrolar do filme se passa entre o paraíso e pequenas visitas de Susie ao mundo real. Um
campo que muda de estações de acordo com as emoções de Susie, é uma mistura de
cores vivas em um ambiente sobrenatural que faz o espectador viajar junto com
Susie até ao paraíso de Peter Jackson.
Definitivamente Mr.
Jackson soube repassar para a tela toda a imagem que o livro relata e de forma
simples e bonita. Em algumas cenas, confesso que, relembrei de filmes famosos
sobre essa temática que fascina a todos que é a vida após a morte e dentre eles
não teve como não lembrar de "Ghost - do outro lado da vida" (1990) e
" Amor além da vida" (1998), visto que ambos os filmes anteriores
foram protagonizados por atores consagrados, Demi Moore e Robin Willians, mas
mesmo com a Saoirse Ronan (não sei como se pronuncia...) mostra o quanto o tema
“mundo sobrenatural” é tão belo e fascinante.
Linguagem cinematográfica:
*Elipse – Supressão
de um ato dramático, o qual será revelado posteriormente. É um corte de cena,
não se explicitando o que ocorreu e que por meio de deduções leva o espectador entender
o que ocorreu seguido da próxima cena.
**Foco dramático – é um ponto ou ação de uma cena a que quer se atrair a atenção do
espectador, e podem ser voltados nos seguintes pontos:
a)Personagem falando;
b)personagem se movimentando em um grupo de pessoas;
c)personagem muito iluminado ou com roupas mais claras;
d)personagem ou objetos em foco.
Podemos perceber o foco dramático na cena, quando
Susie entra no banheiro onde está Mr. Harvey, além da claridade do ambiente, o
rosto do psicopata é colocada em primeiro plano, em close (CL). Para dar mais veracidade no filme Peter Jackson usou
muito o foco dramático no filme, e que se podem ver em várias outras cenas. c)personagem muito iluminado ou com roupas mais claras;
d)personagem ou objetos em foco.



1 comentários:
Muito boa sua crítica, o filme é realmente ótimo!!! ;)
Postar um comentário